WhatsApp e a Cópia de Tarefas

Sabemos que as salas mantêm grupos de WhatsApp, que podem ser importantes instrumentos para que os alunos tirem dúvidas sobre tarefas pedidas nas últimas aulas e sobre atividades mais imediatas. Porém, o que pode ter uma função muito positiva pode se tornar num espaço de anti-aprendizagem e de pura cola.


Para não deixarmos que isso aconteça, talvez um caminho seja não o do “não copie tarefas colocadas no Whats”, mas algo em sentido inverso: “não compartilhe suas tarefas no Whats”. Devemos frisar que tal atitude não vai ajudar o colega, pois é algo que, já no prazo imediato, prejudica o desenvolvimento dos estudos. Assim, permitir uma cópia não é uma ajuda verdadeira. Ajudar pode ser passar alguma dica, algum caminho, mas não a solução dos problemas.


É necessário que família e escola criem cotidianamente uma cultura de seriedade com relação às tarefas e com relação àquilo que os alunos compartilham e copiam. É preciso que todos tenham a clareza de que acertar um exercício de uma tarefa simplesmente porque houve cópia não significa nada no longo prazo. Para se atingir as metas que as tarefas bem feitas permitem alcançar, é preciso dedicação e cuidado. Com as cópias, perdem-se importantes oportunidades de se construir um aprendizado de qualidade, que se faz no dia a dia de muito estudo e de muitas tarefas.

Ed. Infantil e Ens. Fundamental

Rua Marília, 835 - Jd. Santa Rosa - Tel: 19 3544 9555

Ens. Médio e Pré-vestibular

Rua Júlio Mesquita, 905 - Centro - Tel: 19 3542 5955

arquivo.png