Mirella Pavan Arruda Leme

Atualizado: 13 de Out de 2019


"Estudei no Anglo no ano de 2000. Foi apenas um ano, mas de muita intensidade e onde criei muitos laços afetivos. A escola ainda estava começando, havia apenas o ensino médio e eu estava no terceiro colegial. Fiz parte da comissão de formatura e me envolvi muito com a equipe toda, dos professores aos alunos. Estavam comigo amigos de infância e amizades que iniciavam ali e duram até hoje.

Nossa formatura foi a primeira da escola, muito marcante e emocionante, uma turma inesquecível. 

Foi meu último ano em Araras, dali fui para São Paulo estudar Publicidade, na FAAP, onde aprendi muito sobre o que queria da vida e também sobre o que não queria. E viver como paulistana era algo que eu não queria. Naquela época ainda mantinha contato constante com vários professores do Anglo, que me marcaram demais pela didática, empreendedorismo e carisma no trato com os alunos. Aqueles caras faziam a gente gostar de estudar, ter vontade de ir para a escola, e isso era demais. No Anglo sempre tivemos muita liberdade para nos colocarmos, para nos posicionarmos. Éramos incentivados a desenvolver nosso lado artístico. A primeira Gincananglo foi memorável nesse sentido. Foi um ano incrível, que deixou muita saudade, tanto que eu não perdia uma oportunidade de revisitar a escola nos anos seguintes. 

Em 2004 terminei o curso de Publicidade, mas não quis atuar na área, foi quando resgatei da minha memória o exemplo de tantos professores excelentes que marcaram minha trajetória, e me descobri desejando estar no caminho da educação. 

Fui para a área de Educação Musical. Fiz uma especialização, mas quis estudar mais, e acabei indo para São Carlos cursar a licenciatura em Música da UFSCar. Foi lá que conheci meu marido, Felipe, que cursava engenharia.

Descobri-me educadora da cabeça aos pés. Não poderia deixar de ser. Comecei a atuar como professora, regente e assistente de grupos corais, além de atuar como cantora em grupos vocais, corais e bandas. 

Em 2011 meu marido - namorado na época - foi para Jundiaí trabalhar em uma multinacional. Nesta época planejava abrir minha própria escola, foi quando o Cássio, um grande exemplo para mim, pessoa que sempre admirei muito por sua visão e inteligência, me aconselhou naquele momento. Ele mostrou vários lados possíveis dessa ideia, me ajudou a refletir sobre o que é ter uma escola. Enfim, esse sonho ainda existe, mas foi adiado, pois outras oportunidades foram surgindo.

Demorei mais um tempo ainda finalizando alguns projetos em São Carlos, mas em 2012 acabei me mudando para Jundiaí. Fui chamada para trabalhar na sede da Associação Amigos do Projeto Guri, o maior projeto de ensino de música do estado, e como gerente do Núcleo Pedagógico, precisei retornar para São Paulo, viajando para lá todos os dias a trabalho, por dois anos e meio. Em 2014, com o nascimento do meu filho Davi, desacelerei. Não quis mais viajar diariamente, prestei um concurso para professora de Arte da rede municipal e passei em primeiro lugar. Foi uma alegria para mim, pois poderia continuar atuando na minha área e ao mesmo tempo ficar mais próxima do meu filho. Atualmente curso Pedagogia e sigo em sala de aula, aprendendo todos os dias com os alunos, com as equipes das escolas, sempre trazendo minhas bagagens e experiências anteriores e buscando enriquecer minhas práticas. Hoje estou grávida de meu segundo filho, e posso dizer que ser mãe me tornou, sem dúvida, uma educadora melhor. Ainda vislumbro no futuro aquele projeto de ter minha escola.

Enfim, se existe uma palavra que poderia simbolizar o Anglo para mim, essa palavra é  "referência". Uma pessoa que decide trabalhar com educação e se descobre apaixonada por isso, como eu, com certeza deve ter tido boas referências, bons exemplos de professores e mestres, que fizeram a diferença em sua trajetória. O Anglo me deu isso. E trago comigo, até hoje, com muita gratidão pelos meus professores".


Mirella Pavan Arruda Leme, 33 anos, Publicitária formada pela FAAP e Professora de Música formada pela UFSCar. Atualmente é professora de Arte em escola municipal de Jundiaí e estudante de Pedagogia.





Ed. Infantil e Ens. Fundamental

Rua Marília, 835 - Jd. Santa Rosa - Tel: 19 3544 9555

Ens. Médio e Pré-vestibular

Rua Júlio Mesquita, 905 - Centro - Tel: 19 3542 5955

arquivo.png