anglokids

 

PROJETO ANGLO KIDS 2009

 

Tema: ”Preservação do meio ambiente”

 

Crianças fazendo um mundo melhor, para as crianças que virão!

 

Introdução

 

Conscientizar os alunos que o meio ambiente é o Local onde vivemos.

Quando falamos em preservação do meio ambiente precisamos conhecer quais são os problemas existentes em razão do mau uso dos recursos naturais e como podemos solucioná-los. Isso passa, inevitavelmente, pela mudança dos hábitos de cada cidadão.

 Propor uma reflexão sobre o conhecimento “histórico” de cada objeto (roupas, alimentos, produtos de limpeza), sua origem, uso e destinação, observando suas características e possibilidades de reciclagem.

Assim o aluno terá possibilidade de se tornar um sujeito ativo na construção de um mundo com condições adequadas de sobrevivência.

 

Objetivos

 

- Conscientizar os alunos da importância das boas atitudes individuais e cooperativas em relação ao meio ambiente sendo um exemplo a ser seguido.

- Desenvolver um olhar crítico com relação ao uso dos materiais e reaproveitamento dos mesmos.

- Indicar caminhos para o reaproveitamento desses materiais.

- Formar cidadãos conscientes.

- Fortalecer os vínculos entre a escola e a comunidade.

- Refletir sobre as conseqüências do mau uso dos recursos naturais.

 

ANGLO KIDS - Parte 1 – de 1º de maio a  outubro

Nesta fase o objetivo é conscientizar os alunos sobre a importância de preservar o meio ambiente.

 

Educação infantil ( 2 e 3 anos)

Observar, conhecer para respeitar o meio ambiente através do contato com objetos simples do seu dia a dia.

 

Educação infantil ( 4 e 5 anos)

Explorar e aprender a cuidar de diversos materiais da natureza. 

 

Fundamental 1 ( 1º, 2º e 3º anos)

Despertar a conscientização ambiental e ensinar maneiras responsáveis de ser e estar no mundo por meio de atividades que ampliam os seus conhecimentos.

 

Fundamental 1 ( 4º e 5º anos)

Relacionar as informações estudadas em sala de aula e suas experiências pessoais para que se torne agente ativo na, tão necessária, transformação do nosso planeta.

 

ATIVIDADES DOS ALUNOS APÓS A ORGANIZAÇÃO DO PROJETO

 

1. Depois da abordagem do tema, os alunos realizam um esquema no qual especificam os aspectos que vão trabalhar. Com os menores, o esquema é realizado coletivamente.

2. Pesquisa: esta busca deve ser diversificada: informação escrita, palestras de convidados (companheiros de outros cursos, especialistas de fora da escola, familiares dos alunos), visita as cooperativas de reciclagem, exposições e instituições que promovem ações de educação e preservação ambiental, apresentação de vídeos, sites de pesquisa etc.

3. Sites para pesquisa.

 

- Recicloteca - com um design muito agradável, este web site apresenta uma lista completa de assuntos: coleta seletiva, materiais recicláveis e arte de reciclar. A Recicloteca oferece também cursos e oficinas sobre o tema. Excelente para quem quer saber mais sobre reciclagem e também agir de forma a ajudar nossa natureza.

 

- Reciclagem - Toda Biologia - Importância da reciclagem do lixo, reciclagem de papel, vidro, alumínio, plástico, preservação do meio ambiente, lixo orgânico. Texto didático e bem explicativo.

 

-  Portal da Reciclagem e Meio Ambiente - site com conteúdo completo sobre o tema. Saiba mais sobre o que é reciclagem, como reciclar, porque reciclar, coleta seletiva e meio ambiente. O site apresenta um conjunto de imagens e sons sobre o tema.

- Recicláveis - muita informação sobre produtos recicláveis, classificados, explicações sobre processos de reciclagem e muitas notícias. Aborda todo tipo de materiais recicláveis: plásticos, vidros, papéis entre outros.

 

- Reciclagem: Grande Idéia - site do Canal Kids voltado para o público infantil. Com uma linguagem simples e envolvente, discute os principais aspectos da preservação da natureza através da reciclagem. Aborda temas como, por exemplo, o destino do lixo, decomposição de resíduos, questões energéticas e muito mais. Ótimo material didático para conscientizar as crianças sobre o problema do lixo.

 

 - Reciclagem - site completo sobre o tema. Apresenta uma lista completa, com explicações, sobre diversos assuntos: artigos resíduos, códigos de cores, estatísticas, isopor, óleos lubrificantes, pilhas e baterias, projetos e muito mais. Traz uma relação dos benefícios da reciclagem para o meio ambiente.

 

- Poluição - nesta página você entenderá a definição de poluição, poluição atmosférica, projetos de sistemas de controle da poluição na atmosfera, diagnósticos de sistemas de controle, poluição hídrica, projetos de estações de tratamento de efluentes industriais, estação de tratamento e efluentes sanitários, separadores de óleo e água, canais e tanques de contenção de sólidos, poluição do solo, resíduos industriais, projeto de aterros sanitários, etc.

 

- Poluição da água - página com texto sobre a importância da água para nosso planeta forma em que água se apresenta na natureza, contaminação dos rios através de resíduos químicos e orgânicos, esgotos, resíduos industriais, lixo e sedimentos vindos da erosão.

 

- Aquecimento Global: efeitos da poluição - Saiba mais sobre Aquecimento Global, influência dos poluentes na atmosfera e suas conseqüências: degelo dos pólos, aumento do nível do mar, furacões, catástrofes naturais, etc.

 

- Difícil é Respirar (Canal Kids) - voltado para o internauta infantil, o site discute e informa de uma forma divertida e didática. Além de muita informação, o site conscientiza a garotada para a necessidade de preservar o meio ambiente. Explica de uma forma interessante o que é efeito estufa e camada de ozônio. As crianças vão adorar e aprender.

 

- Poluição do Solo - aqui você entenderá como ocorre a contaminação do solo, medidas tomadas para recuperação do solo, tecnologias de tratamento (tratamento térmico, físico-químico e biológico), etc.

 

 - Poluição Sonora - o crescimento dos centros urbanos e a industrialização provocaram mudanças nas vidas das pessoas. Este tipo de poluição pode provocar stress, problemas auditivos, dores de cabeça, insônia e muito mais. Este site aborda todos estes tópicos, além de tratar da Legislação Ambiental sobre o tema da Poluição Sonora.

 

- O Efeito Estufa - Saiba como acontece impacto no meio ambiente, poluição atmosférica, gases, combustíveis fósseis, aquecimento global do planeta, Protocolo de Quioto. Texto com conteúdo didático.

- Efeito Estufa - web site interessante que explica de forma clara o que é o efeito estufa e seus efeitos no aquecimento global. Aborda também a questão dos poluentes atmosféricos e os danos que eles causam ao meio ambiente. Como curiosidade, o site fala sobre o efeito estufa no planeta Vênus. Possui várias ilustrações e algumas animações que permitem um melhor entendimento do tema.

- Efeito Estufa - Folha On Line - Especial da Folha On Line contendo muita informação sobre o tema: o que é, como ocorre, conseqüências, Protocolo de Kyoto e muito mais. Possui uma área com as notícias sobre o tema e um interessante vocabulário.

 

- O que é Efeito Estufa - Wikipedia - texto didático explicando como acontece este fenômeno climático, seus efeitos no clima do globo terrestre, os prejuízos para a saúde humana e as conseqüências futuras.

 

- Mudanças Climáticas: O Efeito Estufa - reportagem interessante que relaciona o efeito estufa com as mudanças climáticas que estão ocorrendo no planeta nas últimas décadas. Trata também do aquecimento global, do ciclo do carbono na atmosfera e do papel da Floresta Amazônica neste sistema.

 

4. Realizar atividades que demonstrem a efetiva aquisição do conhecimento em relação ao tema.

5. Apresentar as informações utilizando diferentes linguagens.

6. Promover ações junto à comunidade.

 

Importante - Escolher os materiais observando os seguintes itens:

- Materiais que possam ser reaproveitáveis vindos de casas, empresas próximas e recursos naturais. Ex: prato de papelão, embalagem de pizza, apara de papéis ou tecidos, sementes, galhos, copinhos de iogurte, garrafa pet.

- Objetos biodegradáveis e com menos poluentes (papelão, papel maché, tintas e vernizes solúveis em água, colas caseiras...).

- Reduzir o uso de isopor e EVA.

 

Dicas para a coleta do material de reaproveitamento

- Procure ver no seu cotidiano como podem ser reutilizados diversos materiais.

 

Os critérios para a coleta do material pelos alunos são:

- Limpos e secos (restos de comida podem atrair insetos e contaminação e a umidade criar fungos e bolores)

- Podem ser plásticos, papéis e metálicos.

 

ATIVIDADES QUE ESTÃO SENDO DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA

 

Mini-Maternal: 2 anos

 

Objetivos a serem alcançados

- Desenvolver o interesse pelo meio ambiente.

- Formar hábitos de preservação e cuidado com a natureza no dia a dia.

- Desenvolver a habilidade de observar e criar hábito de rotina.

 

Atividade 1 – germinação

 

Maternal - 3 anos

 

Objetivos a serem alcançados

 

- Desenvolver o interesse pelo meio ambiente.

- Formar hábitos de preservação e cuidado com a natureza no dia a dia.

- Manipular e transformar diversos tipos de materiais.

- Identificar as cores.

 

Atividade 1 – Aquário

 

Atividade 2 - Boneco de argila com cabelo de alpiste

 

Nível 1 - 4 anos

 

Objetivos a serem alcançados

 

- Desenvolver o interesse pelo meio ambiente.

- Formar hábitos de preservação e cuidado com a natureza no dia a dia.

 

Atividade 1 - Jardim Suspenso

 

 

http://ecoamigos.files.wordpress.com/2007/11/faca_5.thumbnail.jpg 

 

 

 

 

   

 

 

Atividade 2 - Jogo da memória animais

 

Nível 2 - 5 anos

 

Objetivos a serem alcançados

 

- Identificar e saber usar os símbolos da reciclagem.

- Conscientizar os alunos da importância do processo de reciclagem como forma de proteção e preservação do meio ambiente.

- Aplicar os materiais recicláveis na composição de um objeto para decoração. (colocar como relação).

 

 

Atividade 1- Painel – Recorte e colagem

 

 Cada coisa no seu lugar

- Fixe as cartas com os símbolos da reciclagem em papel Kraft e cole-as na parede em local visível, para que todos posam observar as cores que representem os diferentes tipos de materiais.

- Divida a sala em grupos e lhes entregue revistas, encartes de supermercados e jornais, orientando-os a recortar figuras de coisas que podem ir para reciclagem após o uso.

- Feito isso, entregue para cada equipe meia folha de papel Kraft. Cada um deve escolher um tipo de material para representar e pintar uma linha grossa, na parte superior da folha, com tinta guache na cor do material que está sendo representado.  - Caso necessário, faça mais de um cartaz com a mesma cor.

- Em seguida, as crianças devem observar os recortes que possuem e separá-los de acordo com a cor de reciclagem que representa. Os recortes que não pertencerem à cor do grupo devem ser entregues à equipe que está representando tal categoria.

- Solicite-lhes que observem bem para quais grupos os recortes são adequados.

- Os cartazes confeccionados devem ser colocados na parede da sala, junto aos símbolos da reciclagem.

 

Atividade 2 - Móbile de pet

http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/foto/0,,14712863,00.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Primeiro ano- 6 anos

Objetivos a serem alcançados

 

- Conscientizar os alunos da importância do processo de reciclagem como forma de proteção e preservação do meio ambiente.

- Aplicar os materiais recicláveis na composição de um objeto para decoração.

 

Atividade 1: Móbile de papel machê

 

Atividade 2  Sucatoche

 

Segundo ano - 7 anos

 

 

Objetivos a serem alcançados

 

- Montar um terrário. 

- Verificar a ocorrência do ciclo da água no terrário.

- Conscientizar os alunos da importância da água e do solo na vida das plantas e dos animais (inclusive o homem).

- Incentivar a observação e o cuidado com a natureza.

- Estimular o registro das observações em diários e tabelas.

 

Atividade 1 - Pá Reciclada

 

pá 2

 

Atividade 2: Terrário

 

Foto: Bárbara AguiarFoto: Bárbara Aguiar

 

Foto: Bárbara Aguiar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Terceiro ano - 8 anos

 

 

Objetivos a serem alcançados

 

- Proporcionar questionamento sobre os resíduos criados pelo homem e as conseqüências causadas no meio ambiente.

- Conscientizar os alunos da importância da reciclagem na proteção e preservação do meio ambiente.

- Fortalecer o vinculo entre a escola e a comunidade.

 

Atividade 1 - Livro da Reciclagem

 

livrinho%202

 

Sugestões para a estrutura do Livro:

- Porque devemos reciclar?

- Dicas de como reduzir o lixo.

- Símbolos da reciclagem.

- Tempo de decomposição.

 

 

 

 

Atividade 2 - Porta Lápis de Pet

 

passos 1 a  3

 

passos 4 a 6

 

 

Quarto ano - 9 anos Origami

 

Objetivos a serem alcançados

- Refletir e propor ações sobre a necessidade de proteger e preservar o meio em que vivemos.

- Conscientizar os alunos para um consumo consciente através do uso de material reciclado.

 

Atividade 1: Origami

 

  Atividade 2 - Animais com embalagens vazias (Recorte, colagem e pintura)

 

Vaca e sapo

 

Jacaré e leão

Joaninha e tartaruga

 

Quinto ano: 10 anos

 

Objetivos a serem alcançados

 

- Identificar as formas inadequadas de usar a água e a energia elétrica dentro de uma casa e transformar os maus hábitos em consumo consciente.

- Desenvolver atitudes cooperativas durante a construção da casa.- Observar os objetos coletados e imaginá-los de que forma eles podem se transformar em miniaturas de móveis.

 

Atividade 1 - Casa Sustentável

 

casa sustentvel 1

 

casa sustentvel 4casa sustentvel 3casa sustentvel 2

casa sustentvel 5